terça-feira, 29 de novembro de 2011

FEIRA DE CIÊNCIAS





ATENÇÃO ALUNOS

Dia 02 de dezembro (sexta-feira) haverá no João Toledo às 9 horas a Feira de Ciências da escola. Os três primeiros colocados participarão da grande final competindo com outras escolas.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Formatura Proerd






A escola Prof. João Toledo comunica que no dia 02 de dezembro (sexta-feira), haverá Formatura da Proerd para os 7º anos no Ginásio Mario Pilon às 18 horas.
Todos os alunos deverão comparecer com o uniforme escolar e calça jeans.



sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DIVERSIDADE CULTURAL

AFRO CORES


A EMEF Prof. João Toledo finalizou o Projeto Afro Cores com muitas apresentações e músicas tipicas, pois a cultura brasileira é uma cultura inter-racial formada pela contribuição de inúmeros grupos negros, brancos, mestiços e  índios.
Manter viva essas manifestações culturais negras é uma necessidade fundamental de fortalecimento de sua identidade ética.
Ensinar História e valorizar a Cultura Afro-brasileira  não é uma questão de vontade pessoal e de interesse particular. É uma questão curricular de caráter obrigatório que envolve as diferentes comunidades: escolar, familiar e social. O objetivo principal para inserção da Lei 10.639 é  divulgar e produzir conhecimentos, bem como atividades, posturas e valores que eduquem cidadãos.
Agradecemos a todos os Professores, voluntários em especial a cabeleireira Iraci que caracterizou e enfeitou as alunas da escola.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Formatura 2011


Parabéns Formando!

Sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para o futuro muito luminoso. Parabéns e muito sucesso! Por acreditar que este dia chegaria, você se esforçou e buscou a cada dia o seu sonho. Merecidamente venceu!  O talento, a força de vontade e a persistência trouxeram você até aqui. Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.

A Formatura ocorrerá no dia 07 de dezembro às 18 horas no Teatro Municipal de Cerquilho.

Prova Brasil

A EMEF Prof. João Toledo agradece a todos os alunos e responsáveis dos 9.° anos pelo comprometimento na realização da Prova Brasil do dia 10 de novembro.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

SARESP 2011

 A SARESP é uma instituição que foi criada em 1996, cujo objetivo é o de medir a qualidade de ensino dos alunos de escolas públics estatuais. O projeto deu certo, pois seus estudos mostram a qualidade atual do ensino público. A prova da SARESP 2011 irá acontecer nos dias 29 e 30 de novembro.Os benefícios de se fazer a Prova SARESP é principalmente o de avaliar a qualidade do ensino público, e detectar quais são as maiores dificuldades dos alunos, ou se existe algum problema referente à metodologia de ensino utilizada nas escolas.A SARESP 2011 será mais parecida com um vestibular, e os resultados das provas serão divulgados no site http://www.saresp.fde.sp.gov.br/ .Os professores e alunos da escola Prof. João Toledo já estão preparados para superar a meta como no ano passado, pois se o resultado foi bom é porque houve um comprometimento de toda a equipe escolar, não só com as avaliações da SARESP, mas com o aprendizado. Que é o mais importante.
Isso tudo é consequência, principalmente do trabalho em equipe dos professores, alunos, pais e gestores.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CÂMERAS DE SEGURANÇA


  A EMEF Prof. João Toledo instalou câmeras de segurança para maior proteção de alunos, professores e funcionários.
 As câmeras de segurança deixaram de ser um luxo e se tornaram um objeto de extrema necessidade. Elas trazem muitas vantagens aos seus usuários, já que a instalação diminui atos de violência, vandalismo e ainda incentiva a disciplina e o respeito mútuo entre as pessoas. As câmeras de segurança diminuem as taxas de criminalidade e violência, já que indica os autores, além de não incentivar o indivíduo a praticar algo indevido, pela sensação de estar sendo monitorado pelas câmeras de segurança.
  Ou seja, suas vantagens e aplicações são infinitas e só beneficiam os cidadãos, que se sentem de certa forma mais seguros com a tecnologia, então, sorria, você esta sendo filmado.

PROVA BRASIL

 
PROVA BRASIL


  A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) são avaliações para diagnósticar, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( INEP/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconônomicos.
  Nos testes aplicados na quarta e oitava séries ( quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socieconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
  Professores e diretores sas turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
  A partir das informações do SAEB e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades para áreas identificadas como prioritárias.
  As médias de desempenho nessas avaliações també subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
  Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.
  Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das redes e do sistema como um todo.

 Na escola Prof. João Toledo será aplicada a Prova Brasil para todos os alunos de 9º anos, as provas acontecem dia 10 de novembro.
 A Prova Brasil tem como objetivo medir o índice de aprendizagem dos alunos e é também um dos fatores para determinar o IDEB da escola.
  Os alunos e professores das escolas já estão preparados para a prova, no mês passado foi aplicado um simulado para os alunos e os professores receberam orientações de como ser aplicada a prova.

" A nossa expectativa é que nossos alunos tenham um excelente desempenho, todos estão preparados e esperamos aumentar o IDEB desse ano."

BOA PROVA !!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

FESTIVAL DO "HALLOWEEN"

                                                                "Halloween"

As origens do Halloween vem de antigas tribos Celtas que viviam na Irlanda, Escócia, etc. Para os Celtas o dia 1º de novembro marcava o início do Ano Novo e chegada do inverno. Na passagem do Ano Novo eles celebravam o Festival de "Samhain", o Lorde Da Morte.
Quando os Romanos conquistaram os Celtas realizaram a comemoração do Dia de Todos os Santos (01 de novembro). A noite anterior 31 de outubro ficou conhecida como "Holy Evening" encurtada para "Halloween" (Hallow = Santificar).
Em 1800 um grupo de imigrantes irlandeses que foram para os E.U.A. levaram com eles muitas tradições, entre elas o hábito de esculpir a abóbora (na Irlanda esculpiam nabos) e o costume de pedir de porta em porta doces.
Hoje, nos E.U.A., no dia 31 de outubro quase todas as casas tem uma abóbora enfeitada colocada na varanda e o dinheiro arrecadado pelas crianças são doados oara ONGS que distribuem comida para as crianças pobres.
Por tudo isso, podemos dizer que desejar Feliz Halloween é desejar que você fique livre dos maus pensamentos que possam interferir no seu dia a dia.